Oficina Contando Canudos
O QUE É A OFICINA Uma atividade de educação, criação e recreação (e recriação) abordando ambientes e cotidianos dos participantes da oficina: crianças e adolescentes de idade escolar do 6º ao 9º ano. Esse cotidiano será transformado em desenho, como exercício de representação no primeiro dia e depois essa mesma cena afetiva será pensada juntamente com os outros colegas em como uma montagem cenográfica: uma maquete artesanal criada pelos participantes e orientada por Amine Barbuda e Igor Queiroz, que englobe esses lugares trazidos pela memória afetiva dos participantes, mas pensando esses lugares na perspectiva do que eles podem vir a ser no futuro. O que eles podem melhorar, o que eles podem piorar, o que antigo permanecerá e o que de presente estará no futuro dessas duas cidades brasileiras, que também fazem parte do percurso afetivo da criadora da oficina, a baiana Amine Barbuda, agora residente na cidade de São Paulo, cruzando Bahia e São Paulo, nesse projeto de arte educação com crianças e adolescentes, onde a missão é contar a história do Brasil, através da história das crianças e das cidades, a partir do que essas crianças vivem, fazendo do contar um fazer das artes visuais, plásticas e cenográficas. A oficina é desenvolvida pela arquiteta-urbanista e artista visual Amine Barbuda, que em março de 2023 a realizou no Colégio Estadual de Canudos, na cidade de CAnudos-BA, para um público de 35 crianças, na qual o resultado final foi uma maquete coletiva, de materiais recicláveis e materiais de desenho, pintura, artes plásticas. Foram realizados três dias de oficinas, sendo três horas de atividades por dia para um público de vinte e cinco participantes. A oficina desenvolve aptidões como representação gráfica, em desenhos bidimensionais; representação espacial, com a criação da maquete; criação plástica e apresentação de técnicas de desenho, pintura, colagem e maquete; criação narrativa, no desenvolvimento da representação cênica tanto gráfica, no desenho, quanto cenográfica, na maquete, das cidades do futuro, além de desenvolver nas crianças senso de coletivo na atividade em grupo. MATERIAIS: Programação Oficina Dia 01 - CONVERSA COM PARTICIPANTES O que você gosta de fazer? Onde você faz isso em na sua cidade? Vamos desenhar essa atividade? Explicamos que estávamos coletando histórias das crianças e adolescentes com as suas cidades, com os seus espaços nas cidades, e que elas criariam uma maquete da sua cidade no futuro, a partir das suas histórias. Você já conhecia esse prédio da caixa? Ele se encaixa em algum de seus roteiros cotidianos? Vamos incluí-lo na nossa cidade no futuro? O que você levaria da sua cidade para o futuro? lugares histórias pessoas objetos bichos plantas caminhos sons cheiros atividades festividades monumentos Todos esses elementos podem ser pensados como projetos para a maquete. Dia 02 - A quarta Canudos, ou Canudos IV COMPOSIÇÃO DA MAQUETE "MINHA CIDADE NO FUTURO" Os participantes vão compor a maquete das cidades ligando o que eles desejavam levar das cidades para o futuro e suas histórias afetivas. Foi instruído a eles que compusessem projetos de espaços na maquete coletivamente devido ao tempo de execução. No dia 02, explicamos aos participantes o que é uma maquete, demos exemplos de maquetes sendo utilizadas na história da arquitetura e das artes e de sua importância para a documentação dos espaços e para a execução do projeto. Isso aproxima as crianças e adolescentes participantes da disciplina da arquitetura, do urbanismo, das artes e das ciências sociais. Foram utilizados os seus desenhos prévios, recortados e técnicas utilizadas nos desenhos na maquete. Contos, objetos que os alunos tenham trazido e músicas foram incorporadas na ambiência da maquete a partir de seus lugares, até uma Iemanjá apareceu no açude do Cocorobó . Dia 03 - COMPOSIÇÃO E ENCERRAMENTO DA MAQUETE EXPOSIÇÃO DESENHOS E MAQUETE Construção coletiva da maquete, apresentação final e fotos. Anexos: fotos e vídeos da oficina Contando Canudos e certificados do Colégio Estadual de Canudos Março de 2023