Este conto gráfico, ou quadrinhos - publicado pela revista francesa "Angles, new perspectives on the anglophone world" - ocorre entre um grupo de seis passageiros do Diamond Princess – um navio de cruzeiro que formou um cluster COVID-19 no início de 2020 – que se encontram mais tarde na cidade de Yokohama, no Japão. Eles precisam discutir uma condição coletiva: uma comunicação mental entre eles, que eles não sabem se pode ser atribuída ao tratamento que receberam ou à doença original. As principais referências para este conto gráfico são os filmes El ángel exterminador (1962) e Le charme discret de la bourgeoisie (1972), ambos escritos e dirigidos por Luís Buñuel. Os filmes, imersos em uma atmosfera surrealista criada pelas relações entre os personagens, trazem ao roteiro elementos observados no Diamond Princess, como pessoas retidas em um local por uma “força invisível”, sensação de comunicação interrompida, e a disseminação de informações enganosas. Estas são algumas questões que agora temos que enfrentar durante a pandemia: um colapso combinado e um fluxo contínuo de (des)comunicação que desafia o quadro referencial do mundo em que habitamos, terceirizando o poder reflexivo para órgãos internacionais (como a OMS), mídia (através de texto biográfico e vídeo), ou o leitor.
Link para os quadrinhos completos:
https://journals.openedition.org/angles/3580
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